sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Conclusões

Conclusões

Beatriz Moraes nº08

        Os moluscos são de maioria representados por animais marinhos e também são considerados uma importância econômica, pois são utilizados para várias coisas, como na alimentação e joias. Os poliplacóforos vivem especificamente em rochas, tanto em marés como submersas. Os escafópodes é classificada por conta de suas conchas carbonatadas. A maioria é pequena, sendo que as maiores tem 15 cm de comprimento e vivem em areias ou lodos. Os bivalves são seres que geralmente são marinhos, são animas filtradores. Os cefalópodes é um grupo de moluscos que possuem a lula e polvo como integrantes. Possuem camuflagem como maior defesa, sem contar a substância escura que expelem ao se sentirem provocados ou ameaçados.

Guilherme Gil nº15

        Os moluscos são animais triblásticos, muitas vezes seu corpo e envolvido por uma concha calcaria, eles podem ser poliplacóforos que vivem pelas conchas e geralmente em águas rasas, escafópodes que também possuem concha e vivem parcialmente enterrados na areia, gastropodes representados por caramujos, caracóis e lesmas, que podem ser marinhos, por bivalves que são ostras ou mariscos ou por cefalópodes que são os polvos e lulas.

Juliana Menezes nº21

        Os moluscos podem ser encontrados por todo o mundo. A maioria vive no mar, mas alguns vivem em água doce. Alguns gostam das águas rasas do litoral. Outros preferem águas profundas. Muitos moluscos escavam a areia ou o lodo para esconder-se. Alguns se prendem a rochas. A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto. Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.

Juliana Santos nº22

        Os moluscos tem corpo mole, porem alguns deles tem uma proteção, uma concha que protegem eles. O corpo dele é divido em cabeça onde se encontrar os órgãos do sentido, massa visceral onde se encontra os órgãos do animal, e o pé que é responsável pela movimentação dos moluscos. Tem sistema digestório completo com boca e ânus, a respiração depende de qual animal é, pode ser cutânea como nas lesmas, branquial como nos mexilhões ou pulmonar como nos caracóis. Eles são classificados em poliplacóforos, escafópodes, gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Os poliplacóforos são animais marinhos que vivem sobre rochas e se nutrem de algas. Os escafópodes têm concha tubular e um pouco curva, vivem parcialmente enterrados no lodo, ele tem vários tentáculos pequenos.         Gastrópodes são entre alguns animais os caramujos, eles têm concha e podem ser marinhos ou terrestres. Bivalves são as ostras e mariscos, são marinhos. Cefalópodes são marinhos e os mais complexos, representados por animais marinhos, como lulas e os polvos.


Larissa Alves nº24

        Pode-se concluir que os moluscos englobam uma grande variedade de recursos e também recursos alimentares denominados frutos-do-mar. Existem variedades de moluscos e são consumidos em diversos pratos típicos regionais. Os bivalves, por serem na maioria animais filtradores, são muito utilizados como indicadores ambientais, uma vez que acumulam substâncias tais como metais pesados. Há países que é grande o número de acidentes resultantes da contaminação de bivalves com toxinas paralisantes produzidas por dinoflagelados que constituem a chamada maré-vermelha. Sem esquecer que os dentes do molusco são o material biológico mais resistente do mundo , são classificados em cinco partes diferentes.

Letícia de Paula  nº27

        Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies. Eles apresentam filos que reúnem caracóis, ostras e mariscos, lulas e polvos e os menos conhecidos como os quítons. Eles costumam ser divididos em poliplacóforos, escafópodes, gastrópodes, bivalves e cefalópodes. Uma característica marcante da maioria dos moluscos é a presença da concha. Trata-se de uma carapaça calcária, que garante boa proteção ao animal. Nas lesmas e nos polvos, ela está ausente; nas lulas, é pequena e interna.

Vinicius Veronezi nº39

        O Molusco é um praticamente um ser vivo facilmente encontrado , ou seja em praias e etc. Você pode encontrar conchas e até caramujo em grande escala , suas conchas é uma das suas características mais conhecida porque todos fazem dela uma utilidade. Todos quase possuem a parte de seus órgãos parecidos com os dos outros apenas são um maiores que os outros e alguns com seu casco quebrado , mas quando quebra ele procura outro casco para se hospedar. Os Caramujos e moluscos , podem ser usados para muitas coisas de usar em pescas até se alimentar deles.

Características Gerais dos Moluscos

Características Gerais dos Moluscos

        O molusco é um animal que se caracteriza por possuir corpo mole, sendo que muitos são protegidos por uma concha. Atualmente são conhecidas mais de 150 mil espécies de moluscos e podemos encontrá-las no mar, na água doce ou em terra firme. Os moluscos mais conhecidos são as ostras, caramujos, lesmas, mexilhões, caracóis, lulas e polvos.

        Os moluscos apresentam o corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral.

        Na cabeça desses animais podemos encontrar os órgãos dos sentidos e uma boca que possui uma estrutura parecida com uma língua cheia de pequenos dentes muito afiados que chamamos de rádula. Com a rádula, os moluscos conseguem raspar os alimentos, transformando-os em pequenas partículas que são enviadas para o estômago.

        A massa visceral dos moluscos é o local onde se encontram todos os órgãos do animal. Revestindo a massa visceral há uma camada repleta de glândulas produtoras da concha, presente em alguns moluscos.

        O pé nos moluscos é o responsável pelos movimentos e ele pode ser usado para cavar, rastejar ou nadar. No polvo e na lula os tentáculos fazem o papel de pé. A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.

        Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material é acrescentado à concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.

        A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo.

Classificação dos Moluscos

Poliplacóforos 

        São animais marinhos que vivem sobre rochas em águas rasas, e sua fonte de alimento costumam ser algas e um representante é o quíton.

Características


  • Cabeça Minuscula.
  • Revestido por uma concha de oito partes sobrepostas.
  • Não possui tentáculos.
  •   Não possui olhos.
  • À volta do corpo dos quítons, há um cinturão muscular visível a aparência desse órgão varia muito, podendo ser liso, possuir pelos, espinhos, escamas.

Reprodução

        O processo de reprodução dos quítons é externo. Os gametas são fecundados quando liberados na água. Uma vez que os ovos eclodem, os novos espécimes passam por uma fase planctônica larval trocófora

Escafópodes


        São marinhos que se encontram normalmente sob lodo ou areia, também conhecidos como Dentálios.
        Lembram um pequeno dente de elefante, que é amarelado ou branco, é uma concha cilíndrica e alongada, com um lado mais largo que o outro. Ela é aberta nas duas extremidades, e onde no “pé” se encontra a boca.
        A boca tem tentáculos que servem para capturar seu alimento, que é os organismos intersticiais, ele ingere através da sua rádula.
       Costumam medir de 4 a 5 centímetros, e raramente 4mm ou 15cm.

                

Gastrópodes


Os gastrópodes são o grupo mais diversificada e numerosa dos moluscos. Os animais que fazem parte desse grupo são as lesmas, caracóis e caramujos, a maioria é aquática mas também tem os terrestres e os dulcícolas. A maioria deles possuem uma concha formada por uma única valva. A classe dos gastrópodes são divididas em três subclasses e 12 ordens. Essas subclasses são os prosobranquiados, que respiram por brânquias e é a maioria, os opistobranquiados, que tem concha reduzida ou ausente e os pulmonados, que as brânquias desapareceram ao longo de sua evolução e foram substituídas por pulmões.
Nessa espécie é muito fácil de distinguir as partes do seu corpo, como a cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça se encontra um ou dois pares de tentáculos que possuem uma capacidade tátil. Os gastrópodes possuem uma alimentação variada, que leva eles a serem herbívoros, detritívoros e até carnívoros predadores.
        A reprodução é variada e complexa do sistema reprodutor dos gastrópodes, por conta da decorrência a adaptação de vários ambientes. Em muitos dos casos, não existe um órgão copulador e a fecundação ocorre na água.



Bivalves




Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. A palavra bivalve significa “duas valvas”. Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole.

Características físicas

Os animais bivalves variam muito em tamanho, formato e cor. Pequenas conchas de água doce podem medir apenas 1,5 milímetro. Mexilhões gigantes do sul do Pacífico chegam a 1,2 metro de comprimento e pesam mais de 225 quilogramas.
concha de um animal bivalve é o que protege seu corpo mole. Músculos conectam as duas metades da concha, e esses mesmos músculos permitem que ela se feche rápida e firmemente. Quando o bivalve relaxa o músculo, a concha se abre.
O corpo de um animal bivalve possui um sistema nervoso, um sistema digestório e um coração. Os bivalves respiram por guelras em vez de pulmões. Quando eles abrem a concha, a água passa pelas guelras, que então retêm oxigênio e partículas de alimento.

Comportamento

Cada espécie de bivalve tem uma forma de vida diferente. As ostras e os mariscos do oceano passam a vida grudados a superfícies sólidas submersas. Alguns mariscos bivalves, como as vieiras, nadam abrindo e fechando as valvas da concha. Isso empurra a água para fora da concha e as move para a frente. Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia.


Cefalópodes

            Cefalópodes são representados por lulas e os polvos, são os moluscos mais complexos. Possuem cabeça relativamente volumosa e ligada ao pé, dois olhos e uma boca circular. Apresenta tentáculos voltados de ventosas que servem para locomoção e para capturar as presas. Eles possuem uma glândula produtora de tinta escura que pode ser solta para prejudicar e visão e o olfato de predadores. As lulas possuem até 10 tentáculos em quanto o polvo possui oito.

Introdução - Moslusco

Os Moluscos 


        Os Moluscos nada mais são que "animais" invertebrados, marinhos e terrestres, existem muitas especies que tem suas diversas classificações e características, são um dos mais variados tipos de habitat, que eles vivem cada um em uma parte e nesta classificação chamada "moluscos" podem ser ostras, mariscos, polvos, lulas e caracóis e são muito variadas estas espécies e podemos ver que pode ser um molusco por causa de suas conchas e algumas características, as conchas são utilizadas para muitas coisas, como "joias" e artes na praia.

São classificados em:
-Poliplacóforos
-Escafópodes
-Grastrópodes
-Bivalves
-Cefalópodes