sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Classificação dos Moluscos

Poliplacóforos 

        São animais marinhos que vivem sobre rochas em águas rasas, e sua fonte de alimento costumam ser algas e um representante é o quíton.

Características


  • Cabeça Minuscula.
  • Revestido por uma concha de oito partes sobrepostas.
  • Não possui tentáculos.
  •   Não possui olhos.
  • À volta do corpo dos quítons, há um cinturão muscular visível a aparência desse órgão varia muito, podendo ser liso, possuir pelos, espinhos, escamas.

Reprodução

        O processo de reprodução dos quítons é externo. Os gametas são fecundados quando liberados na água. Uma vez que os ovos eclodem, os novos espécimes passam por uma fase planctônica larval trocófora

Escafópodes


        São marinhos que se encontram normalmente sob lodo ou areia, também conhecidos como Dentálios.
        Lembram um pequeno dente de elefante, que é amarelado ou branco, é uma concha cilíndrica e alongada, com um lado mais largo que o outro. Ela é aberta nas duas extremidades, e onde no “pé” se encontra a boca.
        A boca tem tentáculos que servem para capturar seu alimento, que é os organismos intersticiais, ele ingere através da sua rádula.
       Costumam medir de 4 a 5 centímetros, e raramente 4mm ou 15cm.

                

Gastrópodes


Os gastrópodes são o grupo mais diversificada e numerosa dos moluscos. Os animais que fazem parte desse grupo são as lesmas, caracóis e caramujos, a maioria é aquática mas também tem os terrestres e os dulcícolas. A maioria deles possuem uma concha formada por uma única valva. A classe dos gastrópodes são divididas em três subclasses e 12 ordens. Essas subclasses são os prosobranquiados, que respiram por brânquias e é a maioria, os opistobranquiados, que tem concha reduzida ou ausente e os pulmonados, que as brânquias desapareceram ao longo de sua evolução e foram substituídas por pulmões.
Nessa espécie é muito fácil de distinguir as partes do seu corpo, como a cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça se encontra um ou dois pares de tentáculos que possuem uma capacidade tátil. Os gastrópodes possuem uma alimentação variada, que leva eles a serem herbívoros, detritívoros e até carnívoros predadores.
        A reprodução é variada e complexa do sistema reprodutor dos gastrópodes, por conta da decorrência a adaptação de vários ambientes. Em muitos dos casos, não existe um órgão copulador e a fecundação ocorre na água.



Bivalves




Animais bivalves são aqueles que possuem uma concha com duas metades, ou valvas. A palavra bivalve significa “duas valvas”. Os bivalves pertencem ao grupo dos moluscos. Os moluscos são um tipo de animal que tem o corpo mole.

Características físicas

Os animais bivalves variam muito em tamanho, formato e cor. Pequenas conchas de água doce podem medir apenas 1,5 milímetro. Mexilhões gigantes do sul do Pacífico chegam a 1,2 metro de comprimento e pesam mais de 225 quilogramas.
concha de um animal bivalve é o que protege seu corpo mole. Músculos conectam as duas metades da concha, e esses mesmos músculos permitem que ela se feche rápida e firmemente. Quando o bivalve relaxa o músculo, a concha se abre.
O corpo de um animal bivalve possui um sistema nervoso, um sistema digestório e um coração. Os bivalves respiram por guelras em vez de pulmões. Quando eles abrem a concha, a água passa pelas guelras, que então retêm oxigênio e partículas de alimento.

Comportamento

Cada espécie de bivalve tem uma forma de vida diferente. As ostras e os mariscos do oceano passam a vida grudados a superfícies sólidas submersas. Alguns mariscos bivalves, como as vieiras, nadam abrindo e fechando as valvas da concha. Isso empurra a água para fora da concha e as move para a frente. Os mexilhões e os mariscos de água doce movem-se com um “pé” muscular. Eles escapam de seus predadores usando esse pé para cavar a areia.


Cefalópodes

            Cefalópodes são representados por lulas e os polvos, são os moluscos mais complexos. Possuem cabeça relativamente volumosa e ligada ao pé, dois olhos e uma boca circular. Apresenta tentáculos voltados de ventosas que servem para locomoção e para capturar as presas. Eles possuem uma glândula produtora de tinta escura que pode ser solta para prejudicar e visão e o olfato de predadores. As lulas possuem até 10 tentáculos em quanto o polvo possui oito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário