Conclusões
Beatriz Moraes nº08
Os moluscos são de maioria representados por animais marinhos e também são considerados uma importância econômica, pois são utilizados para várias coisas, como na alimentação e joias. Os poliplacóforos vivem especificamente em rochas, tanto em marés como submersas. Os escafópodes é classificada por conta de suas conchas carbonatadas. A maioria é pequena, sendo que as maiores tem 15 cm de comprimento e vivem em areias ou lodos. Os bivalves são seres que geralmente são marinhos, são animas filtradores. Os cefalópodes é um grupo de moluscos que possuem a lula e polvo como integrantes. Possuem camuflagem como maior defesa, sem contar a substância escura que expelem ao se sentirem provocados ou ameaçados.
Guilherme Gil nº15
Os moluscos são animais triblásticos, muitas vezes seu corpo e envolvido por uma concha calcaria, eles podem ser poliplacóforos que vivem pelas conchas e geralmente em águas rasas, escafópodes que também possuem concha e vivem parcialmente enterrados na areia, gastropodes representados por caramujos, caracóis e lesmas, que podem ser marinhos, por bivalves que são ostras ou mariscos ou por cefalópodes que são os polvos e lulas.
Juliana Menezes nº21
Os moluscos podem ser encontrados por todo o mundo. A maioria vive no mar, mas alguns vivem em água doce. Alguns gostam das águas rasas do litoral. Outros preferem águas profundas. Muitos moluscos escavam a areia ou o lodo para esconder-se. Alguns se prendem a rochas.
A concha é importante para proteger esses animais e evitar a perda de água. Ela é produzida por glândulas localizadas sob a pele, uma região chamada de manto.
Ela não é uma parte viva do corpo do molusco; pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peças.
Juliana Santos nº22
Os moluscos tem corpo mole, porem alguns deles tem uma proteção, uma concha que protegem eles.
O corpo dele é divido em cabeça onde se encontrar os órgãos do sentido, massa visceral onde se encontra os órgãos do animal, e o pé que é responsável pela movimentação dos moluscos.
Tem sistema digestório completo com boca e ânus, a respiração depende de qual animal é, pode ser cutânea como nas lesmas, branquial como nos mexilhões ou pulmonar como nos caracóis.
Eles são classificados em poliplacóforos, escafópodes, gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Os poliplacóforos são animais marinhos que vivem sobre rochas e se nutrem de algas. Os escafópodes têm concha tubular e um pouco curva, vivem parcialmente enterrados no lodo, ele tem vários tentáculos pequenos. Gastrópodes são entre alguns animais os caramujos, eles têm concha e podem ser marinhos ou terrestres. Bivalves são as ostras e mariscos, são marinhos. Cefalópodes são marinhos e os mais complexos, representados por animais marinhos, como lulas e os polvos.
Larissa Alves nº24
Pode-se concluir que os moluscos englobam uma grande variedade de recursos e também recursos alimentares denominados frutos-do-mar. Existem variedades de moluscos e são consumidos em diversos pratos típicos regionais. Os bivalves, por serem na maioria animais filtradores, são muito utilizados como indicadores ambientais, uma vez que acumulam substâncias tais como metais pesados. Há países que é grande o número de acidentes resultantes da contaminação de bivalves com toxinas paralisantes produzidas por dinoflagelados que constituem a chamada maré-vermelha. Sem esquecer que os dentes do molusco são o material biológico mais resistente do mundo , são classificados em cinco partes diferentes.
Letícia de Paula nº27
Os moluscos são o segundo maior grupo de animais em número de espécies. Eles apresentam filos que reúnem caracóis, ostras e mariscos, lulas e polvos e os menos conhecidos como os quítons. Eles costumam ser divididos em poliplacóforos, escafópodes, gastrópodes, bivalves e cefalópodes.
Uma característica marcante da maioria dos moluscos é a presença da concha. Trata-se de uma carapaça calcária, que garante boa proteção ao animal. Nas lesmas e nos polvos, ela está ausente; nas lulas, é pequena e interna.